terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Reino de Cristo não é deste Mundo?



Por Gary North

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui" (João 18:36).

Eis uma passagem freqüentemente mal-interpretada. Pilatos perguntou a Jesus: “Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?” (18:35). Cristo estava respondendo à implicação de Pilatos que ele era soberano sobre Cristo, pois era o representante de Roma, que por sua vez era soberana sobre Israel. Por implicação, Cristo era simplesmente outro problemático político ou religioso que estava diante do tribunal do poder Romano.

Não dessa forma, respondeu Cristo. Ele não negou que tinha um reino; pelo contrário, Ele afirmou isso. Sua resposta não afirmou a declaração de Pilatos de autoridade implícita sobre Cristo. O reino de Cristo não era deste mundo? O que isso significava? Que Seu reino não se originou neste mundo. O “de” denota lugar de origem e/ou localização de autoridade. Cristo não disse que Seu reino não estava neste mundo; Ele disse que não era deste mundo.

Resumindo, Cristo afirmou que Pilatos não tinha jurisdição última sobre Ele, visto que Roma tinha poder visível temporário sobre Israel. Observe também a palavra “agora”: “agora o meu reino não é daqui.” Mas isso não diz nada sobre o dia do juízo, ou mesmo o dia da Sua ressurreição.

Resposta Questionável

“O reino de Cristo não se originou neste mundo. No tempo da crucificação Ele não tinha apoiadores terrenos que lutariam por ele. Mas em Seu reino milenar, quando Ele aparecer fisicamente para governar com uma vara de ferro, Seu reino será deste mundo – um elo entre o céu e a terra. Mas hoje, na era da igreja, Seu reino não é deste mundo, de forma que não devemos lutar para defender Ele e Sua reputação. Não devemos tentar a construção de um reino cristão.”

Minha Resposta: A questão que precisamos ter respondida é esta: Quando o “agora” foi ou será removido da sentença de Cristo? Quando Ele será capaz de anunciar que Seu reino é agora deste mundo, porque seu lugar de origem – o céu – terá descido à terra? Claramente, isso acontecerá após o juízo final. Mas isso acontecerá antes também? Já aconteceu?

Jesus anunciou na última ceia: “E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel” (Lucas 22:29-30). Ele anunciou após Sua ressurreição: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18). Onde? No céu e na terra. Aqui estava a fusão. Agora Seu reino é deste mundo. Agora Seus seguidores lutam por Sua honra, pois servem a um Senhor ressurreto que demonstrou Seu poder sobre a morte. Seu reino é agora visível neste mundo através do Seu povo.

Para estudo adicional: Rm. 14:17; Cl. 1:13; 4:11; 1Ts. 2:12; Hb. 12:28; Ap. 1:5-6.



Fonte: 75 Bible Questions Your Instructors Pray You
Won’t Ask, Gary North, (Institute for Christian
Economics, 1988), p.169-170.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Um comentário:

  1. Acredito nesse reino e enquanto vamos lutando com todo poder que foi nos dado Mt.28 quando estamos no ide..lutamos para salvar as almas e estabelecemos o seu Reino aqui na terra...até que todos os inimigos estejam embaixo de seus pés..".Hebreus 1:13
    Salmos 149:8
    8 - Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
    13 - E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?" Acredito que na medida que vamos lutando nome de Jesus fazendo a sua obra...os inimigos vão entrando debaixo de seus pés Shalom Adonay.

    ResponderExcluir